O Boaventura Lab foi fundado em meados de 2018. Nesse momento éramos mais uma ideia do que um negócio estruturado. Poucos sabem, mas somos influenciados pelo pensamento do sociólogo urbano Ray Oldenburg.
Oldenburg defende que para que comunidades sejam criadas é fundamental a existência de seus terceiros lugares. Os terceiros lugares são os nós sociais de uma comunidade. Os locais onde as pessoas podem se encontrar, trocar ideias, (re)conhecerem os semelhantes e formar laços. O primeiro lugar é a nossa casa e o segundo lugar é representado pelo nosso trabalho.
Nós, Boaventura Lab, desejamos ser o terceiro lugar da comunidade empreendedora brasileira. Isso está representado na nossa marca. Cada pétala do trevo é uma representação de local, de uma comunidade local.
Começamos nessa pequena sala de sete lugares.
O sufixo Lab não é à toa. Nós gostamos de experimentar, testar, avaliar novos caminhos, somos curiosos. Dentro dessa pequena sala desafiamos todos os parâmetros de educação empreendedora. Tudo era possível. Até um protótipo em tempo real de um possível novo conceito de restaurante.
Fomos muito felizes.
Expandimos nossos programas e chegamos a incluir uma viagem como parte da rota de aprendizado.
Essa viagem marcou o fim das atividades de cursos do Boaventura Lab como vinhamos realizando. O contexto da pandemia impediu a continuação das atividades presenciais e um ano depois aproximadamente nascia o Aldeia. Um programa de aprendizagem continuada, um serviço de assinatura, que podia ser experienciado remotamente a partir da leitura de livros.
3 anos depois de muitos aprendizados, o Aldeia reúne hoje uma comunidade de aproximadamente 500 empreendedores.
Nossa proposta atual não está mais restrita a entrega de livros, como no início, mas em um conjunto de estímulos de aprendizados que permitem que cada empreendedor desenvolva a sua jornada de aprendizagem no seu lugar, tempo e contexto. Todos inspirados pelos melhores livros já escritos.
Nossa gestão atual é liderada pelo Marcelo Magalhães, responsável pela curadoria dos livros e dos conteúdos que são disponibilizados nos diversos formatos. E pela Daniele Arantes, responsável pela gestão da comunidade.
Daniele Arantes é formada em Relações Públicas, com certificação em Master Coaching na Alemanha. Nos últimos anos dedicou-se a mentorar profissionais em suas jornadas, apoiar a capacitação em treinamentos corporativos e compartilhou seu conhecimento em consultorias. Dani, como a chamamos, se declara como uma apaixonada por ajudar os outros a encontrarem seu caminho e reconhecerem o potencial que têm.
Marcelo Magalhães é formado em Ciência da Computação. MBA em gestão e marketing pelas escolas FIA e ESPM, e Mestre em Administração pela USP. Há 20 anos se dedica ao estudo do comportamento de compra e consumo, tendo desenvolvido mais de 1.000 pesquisas nesse período. É fundador do Boaventura Lab e do Aldeia.